domingo, 3 de abril de 2011

Sintomas do Pré-diabetes - Cuidados necessários

A Pré-diabetes ocorre quando a glicemia (nível de açúcar no sangue de uma pessoa) está mais alta que o normal. Apesar de mais elevada, essa taxa ainda continua aceitável, ou seja, a pessoa ainda não é considerada diabética. Muitos termos são usados para identificar tal condição como Intolerância ao Teste de Glicose (ITG) ou Glicemia de Jejum Alterada (GJA). Essa condição é, segundo a medicina, um passo para o início da diabetes propriamente dita, por isso, a importância de se conhecer seus sintomas.
A Diabetes é considerada uma disfunção silenciosa porque, na maioria dos casos, os sintomas físicos e suas manifestações não são percebidos pelas pessoas. É difícil identificar uma pessoa como pré-diabética. Um dos poucos sintomas, aceitos, da pré-diabetes se chama acanthosis nigricans. A acanthosis nigricans é uma lesão dermatológica caracterizada pela presença de áreas escuras, grossas e aveludadas mais presentes nas regiões do pescoço, axila, cotovelos, joelhos e nas juntas.
Sede excessiva, necessidade de urinar muitas vezes e em grande quantidade, visão borrada ou cansaço acentuado podem ser considerados como sintomas da pré-diabetes. Um pré-diabético geralmente precisa beber mais água do que o normal para matar sua sede. Na maioria das vezes a pessoa bebe água mesmo sem ter sido exposto a uma atividade física.
Muitos casos de diabetes são reversíveis e existem muitas formas para impedí-la. Se você está suspeitando que tem diabetes, dois testes podem ser realizados. Na verdade, são os mesmos testes para descobrirmos se uma pessoa tem diabetes. Estes testes são: glicemia de jejum e teste oral de tolerância à glicose (TOTG). O TOTG é um teste em que o paciente ingere um líquido contendo 75 gramas de glicose (tipo de açúcar) e depois de 2 horas o laboratório mede sua glicose no sangue (glicemia). Se você constatar que tem pré-diabetes, a chave para reverter tal ocorrência é manter uma saudável estilo de vida. Isso significa que você deve, no mínimo, mudar seus hábitos alimentares, evitar comidas com elevado índice de carboidratos, que se convertem em açúcar.
Você deve, também, observar seu peso. Pessoas obesas são mais predispostas ao diabetes. Faça exercícios diários para manter um bom peso. Seguindo tais conselhos, você estará evitando, sobremaneira, os sintomas da diabetes. A propósito reverter a diabetes pode, também, salvar sua vida de outras doenças envolvendo o sistema cardiovascular, como o ataque cardíaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário